Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO SOBRE O LIXO MARINHO NO MOUFPE


Férias chegando, semestre acabando e você já aproveitou pra dar uma passadinha no Museu e conferir a exposição sobre o lixo encontrado no mar?
Ainda não? Aproveita que a exposição é temporária!
A organização da exposição está sendo feita pela professora e pesquisadora Silvia Schwanborn, coordenadora do LACMAR - Laboratório de Cordados Marinhos do MOUFPE.
Você ainda vai poder conferir diversos tipos de resíduos como plástico, redes de pesca, brinquedos que são esquecidos na areia, vidro, borracha, madeira, além do óleo cru encontrado recentemente no litoral nordestino.
Vem conferir!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BALEIA TEM DENTE? (iStock | Musat/) Talvez você já tenha se perguntado como são os dentes de uma baleia, ou se perguntado se de fato existem baleias que possuem dentes! Isso porque existem diversas espécies diferentes de baleias que estão distribuídas em três classes dentro da ordem Cetacea, são elas: Archeoceti, Mysticeti e Odontoceti. A primeira classe Archeoceti está extinta, enquanto as classes Mysticeti e Odontoceti possuem como representantes mai conhecidos as baleias e os golfinhos, respectivamente. As baleias verdadeiras pertencem a classe Mysticeti, por exemplo: Baleia-Franca, Baleia-da-Groelândia, Baleia Jubarte e Baleia Azul. Estes animais possuem barbatanas no lugar de dentes, tais estruturas funcionam como filtro e ajudam na alimentação (predominantemente zooplâncton). Já os Odontoceti são representados pelos golfinhos, narvais, toninhas, orcas, baleias-bicudas e as baleias cachalotes. Esse grupo de cetáceos possui dentes, se alimentado de peixes e outro

Visitas ao Museu de Oceanografia - UFPE

O Museu de Oceanografia foi inaugurado em 2012 e recebe visitas de estudantes de diferentes níveis de ensino desde 2014. Como forma de dinamizar as visitas com atividades lúdicas, estão sendo desenvolvidas e aplicadas metodologias ativas de ensino e aprendizagem para os estudantes e visitantes em geral do Museu. Para agendar visitas entre em contato com o Departamento de Oceanografia da UFPE através do telefone: 21268225 ou pelo E-mail: docean@ufpe.br. Para mais informações a respeito dos laboratórios, equipe de docentes e pesquisas desenvolvidas no Museu de Oceanografia da UFPE, acesse o nosso site institucional:  https://www.ufpe.br/moufpe/sobre . 

Animais estranhos demais para serem vistos rapidamente

ANIMAIS ESTRANHOS DEMAIS PARA SEREM VISTOS RAPIDAMENTE Este conteúdo faz parte da programação da Semana dos Oceanos online do Museu de Oceanografia da UFPE. Para conferir o que rolou durante a semana, acesse o nosso perfil no Instagram:  @moufpe . No nosso post anterior, vimos alguns animais pré históricos (assustadores) marinhos, agora vamos conhecer animais que existem, mas que a maioria das pessoas não os conhecem. Preparados? Vamos começar pelos crustáceos! # TAMARUTACA São conhecidos popularmente por lagosta-boxeadora ou camarão-louva-a-deus e podem ser encontrados em profundidades de 200 m a 1500 m, vivendo geralmente em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo. Agora você pode estar se perguntando o porquê de "boxeadora", e já vamos te responder! Esses animais pertencem a um grupo de crustáceos chamado Stomatopoda, que possuem a melhor visão do reino animal, isso porque eles conseguem ter uma visão de 360 graus e ainda girar os olhos!  Possuem estrut